Homem é preso após atear fogo em manifestantes pró-Israel nos EUA

Por: Rádio Sampaio com SBT News
 / Publicado em 02/06/2025

Ataque aconteceu no estado do Colorado | Reprodução/redes sociais

 

Um homem foi preso, no domingo (1º), após atear fogo contra manifestantes que participavam de um protesto pacífico em Boulder, no Colorado (EUA), em memória aos reféns israelenses ainda mantidos na Faixa de Gaza pelo Hamas. Segundo as autoridades, seis pessoas ficaram feridas, todas idosas.

O agressor foi identificado como Mohamed Sabry Soliman, de 45 anos. Ele teria jogado vários coquetéis molotov contra o grupo de manifestantes que estava na calçada e gritado “Palestina Livre”.

Mark Michalek, agente especial do Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês), informou que o caso está sendo investigado como um “ato de terrorismo” e “ato de violência ideologicamente motivada”. Acredita-se que o suspeito tenha agido sozinho.

Pelas redes sociais, o governador do Colorado, Jared Polis, condenou o ataque e expressou solidariedade às vítimas e seus familiares. “Atos de ódio de qualquer tipo são inaceitáveis e eu condeno esse ato de terror. Minha administração está trabalhando com as autoridades locais e federais para apoiar esta investigação. O suspeito deve ser processado com todo o rigor da lei”, escreveu.

O ataque aconteceu poucas semanas após dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos serem mortos a tiros em frente ao Museu Judaico de Washington. Ao ser detido por policiais, o autor dos disparos confessou os assassinatos e informou o lugar onde havia descartado a arma utilizada no crime. Depois, enquanto algemado, gritou “Palestina livre” e disse que “havia feito isso por Gaza”.

Guerra em Gaza

Atos contra Israel vêm aumentando nos Estados Unidos devido à guerra na Faixa de Gaza. Em outubro de 2023, o exército israelense lançou uma ofensiva no enclave palestino para capturar membros do Hamas e resgatar os reféns capturados pelo grupo em um ataque feito no sul do país. Apesar dos apelos da comunidade internacional por um cessar-fogo, os combates continuam, totalizando mais de 50 mil mortos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram