Getty Images
Uma greve causou nesta segunda-feira (10/3) o cancelamento da maioria dos voos dos principais de terminais de transporte aéreo do país, incluindo Frankfurt, Munique e Berlim.
A paralisação de 24 horas, que começou à meia-noite, envolveu funcionários do setor público de 13 aeroportos alemães, assim como empregados dos serviços de terra e de segurança.
O protesto ocorre enquanto o sindicato Verdi exige um aumento salarial de 8% – no valor mínimo de 350 euros (R$ 2.190) a mais por mês – além de bônus mais altos e três dias adicionais de folga.
Os empregadores rejeitam as demandas do sindicato, que consideram insustentáveis, com ambos os lados prestes a se reunirem para a terceira rodada de negociações entre 14 e 16 de março. Já as negociações para os funcionários da área de segurança devem ser retomadas só em 26 de março.
Uma grande parcela dos funcionários das operadoras de aeroportos é coberta por acordos salariais coletivos para trabalhadores do setor público, o que significa que eles podem aderir à greve.
O Verdi também convocou os funcionários de solo para a paralisação, enquanto negocia um acordo coletivo separado para a categoria.