Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Maceió por rachaduras no solo

Por:
 / Publicado em 01/06/2019

Maceió tem estado de calamidade reconhecido pela União por rachaduras nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro — Foto: Jonathan Lins/G1

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União decreto em que reconhece o estado de calamidade pública em Maceió. O motivo são as rachaduras no solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, que ameaçam as moradias de milhares de famílias.

A portaria foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, no dia 28 de maio.

Segundo o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), decretos desta natureza são publicados apenas em "situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido”.

Para o Município, o reconhecimento vai reduzir a burocracia na busca por ajuda às famílias afetadas e por soluções ao problema.

“O reconhecimento do decreto de calamidade pública deve facilitar o apoio financeiro e de pessoal técnico capacitado pelo Governo Federal para o enfrentamento do problema nos bairros afetados”, explicou o representante da Procuradoria Geral do Município (PGM) no Grupo de Trabalho sobre o Pinheiro, o procurador Bruno Kieffer.

Em março deste ano, o prefeito Rui Palmeira já havia decretado, em nível municipal, o estado de calamidade nos três bairros.

Fonte: G1 Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram