Ganhador do prêmio Nobel envia um basta para os arsenais nucleares e faz um apelo à paz

Por: Rádio Sampaio com Correio Braziliense
 / Publicado em 13/10/2024

Tomoyuki Mimaki, copresidente da Nihon Hidankyo: "Nunca sonhei que isso pudesse ocorrer" - (crédito: Jiji Press/AFP)

Depois de uma espera de 39 anos, quando a candidatura foi enviada a Oslo, o Comitê Norueguês do Nobel concedeu o Prêmio Nobel da Paz à organização não governamental japonesa Nihon Hidankyo.

"Este movimento popular de sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, também conhecido como Hibakusha, está recebendo o Prêmio da Paz por seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, por meio de depoimentos de testemunhas, que as armas nucleares nunca mais devem ser usadas", declarou o Comitê.

Segundo o comunicado, o trabalho incansável da Hidankyo, fundada em 1956, levou ao estabelecimento de uma norma internacional poderosa, o "tabu nuclear," estigmatizando o uso de armas atômicas como algo moralmente inaceitável.

"Nunca sonhei que isso pudesse ocorrer", declarou Tomoyuki Mimaki, copresidente da Nihon Hidankyo, durante entrevista em Tóquio.

Ele comparou o cenário de destruição após os ataques israelenses ao território palestino. "Em Gaza, (os pais) tomam em seus braços as crianças ensanguentadas. É como no Japão há 80 anos", lamentou Mimaki.

Ele teme que o arsenal atômico possa ser novamente utilizado e desencadear uma reação em cadeia. "Se a Rússia usar as armas contra a Ucrânia, ou Israel contra Gaza, não terminará aí. Os políticos deveriam saber disso."

Joergen Watne Frydnes, presidente do Comitê Norueguês, disse que o prêmio se concentra na necessidade de defender o veto nuclear. "Todos nós temos uma responsabilidade, especialmente as potências nucleares", alertou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram