O encontro de líderes do G20 começa nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, com foco no combate à fome, na mudança climática e na reforma das instituições de governança global, como a Organização das Nações Unidas (ONU). O evento vai até amanhã, terça-feira (19), no Museu de Arte Moderna do Rio e reúne líderes de 19 países, mais os representantes da União Europeia e da União Africana.
Há pontos que geram impasses, entre eles, o conflito entre Rússia e Ucrânia, propostas de taxação de grandes fortunas e questões relacionadas à mudança climática.
O G20 é considerado o principal fórum de cooperação econômica internacional. O Grupo dos 20 não aprova leis nem impõe obrigações aos países, mas firma compromissos de políticas econômicas, sociais e de governança a serem adotadas.
Quem faz parte do G20?
São 19 nações: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, mais a União Africana e a União Europeia.
Quem veio?
Apenas Vladimir Putin, da Rússia, não comparece ao evento. Ele está sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.
Veja a lista de confirmados:
Convidados
Além dos membros do G20, vários outros chefes de estado vêm como convidados ao Rio, como: