Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Na manhã desta segunda-feira (15), foi deflagrada pelas polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, uma operação que visa asfixiar o crime organizado e combater a lavagem de dinheiro em locais dominados tanto pelo tráfico, quanto pela milícia. Aproximadamente 2 mil agentes públicos estão mobilizados.
A ação inclui 10 comunidades da zona oeste, região com maiores índices de criminalidade da capital fluminense nos últimos meses. Os agentes realizam incursões na Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Terreirão e César Maia.
Segundo o governo do estado, um carro utilizado para o transporte de traficantes foi apreendido com três granadas. Também foram apreendidos uma pistola Beretta 9mm com 15 munições, 102 papelotes de maconha e dinheiro em espécie.
Fontes do governo afirmaram que o plano é que policiais permaneçam nos locais até “estabilizar territórios”, o que, nas contas deles, pode levar mais de 10 dias.
A elaboração da operação teve a participação da equipe de inteligência da Polícia Civil e há reforço de equipamentos públicos, como o BRT da zona Oeste.