Fenômeno cristão, Frei Gilson teve contas bloqueadas na web: relembre

Por: Rádio Sampaio com Metrópoles
 / Publicado em 08/03/2025

Matheus Veloso/Metrópoles

Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo é um dos mais renomados religiosos da Igreja Católica e está fazendo sucesso com lives transmitidas às 4h da manhã nas redes sociais. Entretanto, ele sofre frequentemente com o bloqueio de contas.

O religioso usa a internet para difundir mensagens de fé, mas, por vezes, as transmissões ao vivo em seu Instagram são bloqueadas. Ele também teve problemas com as listas de transmissão do WhatsApp, que usa para se comunicar com cerca de 500 mil fiéis.

Em setembro de 2024, Frei Gilson chegou a perder o acesso aos 50 grupos de fieis que administrava no WhastApp e ficou uma semana sem fazer lives no Instagram. “A alegação é que transgredimos as regras da plataforma. O que nos deixa perplexos é que nunca nos dizem exatamente o que foi transgredido”, escreveu na época.

 

“Quero reforçar que estamos agindo dentro das leis; não estávamos usando robôs para enviar mensagens, todas eram enviadas manualmente, por mim mesmo, para todas as comunidades”, esclareceu ainda o religioso.

O caso chegou a ser chamado de “cristofobia” pela deputada federal Bia Kicis. Ela afirmou que a censura prévia ao Frei Gilson cala milhares de fiéis que usam as plataformas do frei para se unir e rezar.

Quem é Frei Gilson?

Natural de São Paulo, Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo ingressou na vida religiosa aos 18 anos, quando passou a integrar a congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. Hoje, aos 38, ele segue na ordem e também se dedica à música, liderando o grupo Som do Monte, que evangeliza por meio de canções.

A iniciativa de realizar transmissões na madrugada começou durante a pandemia e acabou se consolidando. Frei Gilson conta que, além de ser um desafio pessoal acordar cedo no convento, ele percebeu que as lives poderiam servir de apoio para quem sofre com insônia ou passa por momentos difíceis.

“Se alguém estivesse pensando coisas ruins, teria aquele amparo e poderia rezar junto”, explicou. Segundo ele, o hábito também é inspirado no exemplo de Jesus Cristo, que passava noites em oração.

Com mais de 5 milhões de inscritos no YouTube e 7 milhões de seguidores no Instagram, Frei Gilson se tornou uma das principais vozes religiosas do país na internet. Além das orações, ele recebe convidados famosos em suas transmissões, como o humorista Rogério Vilela e o cantor sertanejo Zé Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram