Presidente Lula- Imagem: reprodução
Na noite deste domingo (28) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para ressaltar conquistas de um ano e meio de governo. Ele aproveitou a ocasião para fazer uma comparação com a gestão de Jair Bolsonaro que, segundo ele, teria deixado o Brasil “em ruínas”. O petista ressaltou ainda que barrou uma tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023 e que a democracia venceu.
"Cortaram os recursos da educação, do SUS e do meio ambiente. Espalharam armas ao invés de empregos. Trouxeram a fome de volta. Deixaram a maior taxa de juros do planeta. A inflação disparou e atingiu 8,25%. O Brasil era um país em ruínas. Diziam defender a família. Mas deixaram milhões de famílias endividadas, empobrecidas e desprotegidas" afirmou o presidente.
No seu quarto pronunciamento desde que assumiu o poder, em janeiro de 2023, Lula disse que os dados ao término do seu mandato, há 14 anos, eram positivos na geração de empregos, o salário e a renda das famílias aumentavam e a inflação caía.
"De lá para cá, assistimos a uma enorme destruição no nosso país. Programas importantes para o povo, como a Farmácia Popular e o Minha Casa Minha Vida, foram abandonados", declarou.
Durante o pronunciamento, Lula afirmou ainda que, antes mesmo de começar a governar, foi preciso buscar recursos para cobrir "o rombo bilionário" deixado pelo governo anterior. Afirmou que os críticos apostaram que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não passaria de 0,8%, mas houve uma alta de quase 3% no ano passado.