El Salvador aprova projeto que permite 'reeleição sem fim' e aumenta mandato presidencial

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 01/08/2025

Nayib Bukele toma posse para seu segundo mandato como presidente de El Salvador — Foto: Presidência de El Salvador/Handout via Reuters

 

A Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou nesta quinta-feira (31) um projeto de lei que prevê a possibilidade de reeleição presidencial por tempo indeterminado, o aumento do mandato presidencial de cinco para seis anos e o fim do segundo turno nas eleições. Isso abre caminho para que o atual presidente, Navib Bukele, continue no poder.

A proposta, que reforma a Constituição, foi apresentada ainda nesta quinta-feira e aprovada poucas horas depois, por um placar de 57 a 60. Atualmente, o presidente controla o Legislativo e o Judiciário.

Até então, a Constituição salvadorenha não permitia a reeleição imediata. No entanto, essa barreira foi contornada para as eleições de 2024, já que a Assembleia Legislativa — de maioria pró-Bukele — destituiu o procurador-geral e os cinco juízes da Câmara Constitucional da Suprema Corte.

Na sequência, o presidente nomeou novos magistrados, que autorizaram sua candidatura à reeleição, desde que ele se licenciasse do cargo antes do início da campanha. A manobra foi vista como autoritária, e Bukele começou a se autodenominar "o ditador mais descolado do mundo".

O segundo mandato de Bukele termina em 2029. No entanto, com a nova regra, o mandato será encurtado em dois anos, e novas eleições presidenciais serão convocadas para 2027.

Segundo a imprensa local, a deputada governista Ana Figueroa disse que a medida busca igualar as regras de reeleição entre os diferentes cargos políticos, já que atualmente não há limite de mandatos para prefeitos e deputados.

Uma das poucas vozes da oposição na Assembleia, a deputada Marcela Villatoro disse que o Parlamento havia terminado de matar a democracia no país. "É um dia triste, e vocês mesmos vão pagar por isso", disse, segundo o jornal El Mundo. "Esta noite, a democracia neste país morreu."

As medidas, no entanto, são alvo de denúncias de violações de direitos humanos, como prisões de inocentes e maus-tratos em presídios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link