
Foto: SES
Um estudo divulgado nesta semana na revista científica Scientific Reports aponta que o risco da temperatura média da Terra bater recorde até junho é de 90% e isso tem relação direta com o El Niño, fenômeno em ação no Hemisfério Sul.
As regiões mais suscetíveis ao aumento e, por consequência, a eventos climáticos extremos, são cinco: Baía de Benguela (Angola), Mar da China Meridional (Filipinas), Alasca, Mar das Caraíbas (Caribe) e a Amazônia.
“Este calor iminente aumenta o risco de ondas de calor marinhas durante todo o ano e a ameaça de incêndios florestais e outras consequências negativas, necessitando de medidas estratégicas de mitigação para minimizar potenciais impactos de pior caso” aponta o relatório.
Confira abaixo o que pode acontecer em cada local:
Com o El Niño moderado, a estimativa dos cientistas chineses é o aumento da temperatura entre 1,03 ºC a 1,10 ºC acima do período de referência de 1951 a 1980. No entanto, o número pode ficar entre 1,06 ºC e 1,20 ºC a depender da intensidade do fenômeno.
