Mesmo sendo um mercado considerado tradicional e conservador, cada vez mais os empresários envolvidos com a agricultura e a pecuária percebem a necessidade de modernização. Isto permite que se mantenham competitivos e atendam às exigências dos consumidores.
De modo geral, empreender exige muito estudo e dedicação, independentemente da área na qual você deseja entrar. No agronegócio não é diferente. No entanto, com alguns cuidados iniciais, você aumenta as chances de ser bem-sucedido.
O agronegócio consiste na rede que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva vinculada à agropecuária.
Isso significa que ele inclui as atividades desenvolvidas por fornecedores de insumos e sementes, equipamentos, serviços, beneficiamento de produtos, industrialização e comercialização da produção agropecuária.
Portanto, existem dezenas de segmentos que você pode escolher para começar a empreender.
Os critérios que devem direcionar sua decisão precisam combinar o seu conhecimento técnico e a afinidade pelas atividades desenvolvidas pela sua futura empresa.
Assim, você terá mais segurança e motivação para enfrentar os desafios e vencê-los.
Outra ação importante que você pode tomar, antes de empreender no agronegócio, é conversar com quem já atua nesse setor.
Procure por profissionais que trabalham em empresas do ramo. E também por empreendedores que já tenham experiência prática no mesmo segmento no qual você deseja empreender.
Tente extrair deles tudo o que fizeram para enfrentar as incertezas e vencer as maiores dificuldades. Veja também como é a rotina do negócio.
Assim, você conseguirá coletar informações essenciais, que mostrarão se é o tipo de empreendimento que realmente deseja e se as atividades desenvolvidas serão prazerosas.
* Com SEBRAE