Luiz Dantas na presidência da ALE- Foto: Reprodução
O ex-deputado e pai do governador Paulo Dantas, Luiz Dantas, morreu nesta quarta-feira (5), aos 75 anos. Ele estava internado há 93 dias no hospital Sírio-Libânes, em São Paulo, tratando de um câncer de faringe. O corpo será velado às 15h30, desta quinta-feira (6), na capela 4 do cemitério Campo Santo Parque das Flores, em Maceió. O sepultamento também ocorrerá nesta quinta, às 19h30.
Natural da cidade de Batalha (AL), no Sertão de Alagoas, Paulo Dantas foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, de 1991 a 2007. Em 2010, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito para a Assembleia Legislativa de Alagoas em 2014. Durante seu segundo mandato, presidiu a Casa de Tavares Bastos, sendo reconhecido pela modernização do Legislativo e pela condução serena e conciliadora dos trabalhos.
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luiz Dantas também teve passagens pelo Executivo estadual. Foi secretário da Fazenda de Alagoas no governo de Fernando Collor de Mello; secretário de Saneamento e Energia de Alagoas, no governo Divaldo Suruagy; diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), na gestão de Teotônio Vilela Filho.
Ainda se destacou como produtor rural, com forte atuação na pecuária leiteira. Foi presidente da Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro (Camila, antiga Camil), em Batalha.
Homenagens
A morte do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas e ex-deputado federal Luiz Dantas, pai do governador Paulo Dantas, gerou comoção e manifestações de pesar de diversas entidades do estado.