


O corpo do fotógrafo mineiro Flávio de Castro Sousa, de 36 anos, foi encontrado no rio Sena, em Paris, capital francesa. Ele estava desaparecido desde o dia 26 de novembro do ano passado. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty).
Segundo amigos, a hipótese da polícia francesa é que a morte tenha sido causada por afogamento. Não há indícios de violência.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre quando ou como Flávio pode ter se afogado, nem sobre o estado de decomposição do corpo.
Em dezembro do ano passado, a polícia francesa fez buscas em necrotérios e hospitais. As bagagens do fotógrafo foram analisadas por um representante da Polícia Federal do Brasil no país europeu. Amigos e familiares se mobilizaram para conseguir mais informações e descobrir o paradeiro de Flávio.
O Ministério das Relações Exteriores informou, em nota, que o Consulado-Geral do Brasil em Paris recebeu na quinta-feira (9) a informação sobre a morte do brasileiro e que está em contato com familiares.
Quem era a vítima
Morador de Belo Horizonte, Flávio de Castro Souza chegou à capital francesa em novembro do ano passado, e tinha uma passagem de volta ao Brasil para a mesma data em que sumiu (leia mais abaixo). O fotógrafo tinha o hábito de visitar o país europeu a trabalho.
O mineiro era formado em artes plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e sócio da empresa Toujours Fotografia junto a Lucien Esteban.
Nas redes sociais, o brasileiro se apresentava como Flávio Carrilho e dizia ser um entusiasta da fotografia analógica. As últimas postagens dele foram feitas em 25 de novembro, um dia antes do desaparecimento.
Uma das publicações mostra um retrato do artista em frente ao Museu do Louvre, o maior museu de arte do mundo, com uma câmera nas mãos. Outros posts são fotos de pontos turísticos de Paris, como a Catedral de Notre-Dame e a Pont Neuf.
O fotógrafo desapareceu em 26 de novembro, data em que voltaria para o Brasil. Ele foi visto pela última vez em um apartamento de aluguel por temporada na Rue des Reculettes, em Paris, na França.