Disparos foram detectados na província norte-coreana de Hwanghae | Reprodução
A Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos em direção ao mar do Japão na manhã desta segunda-feira (10). Os novos testes acontecem em resposta ao início dos exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos – realizados anualmente –, que são classificados como "ensaio de invasão" por Pyongyang.
Os mísseis foram detectados pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, que disse que os disparos ocorreram na província norte-coreana de Hwanghae, no sudoeste do país. Esse, segundo o grupo, já é o quinto teste balístico de Pyongyang este ano.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte criticou o treinamento conjunto entre Seul e Washington, chamando-o de “ensaio de guerra agressivo e de confronto”. A pasta também alertou que os exercícios estão desencadeando um ciclo vicioso de provocação e tensão política na península coreana e região.
“Isso está aumentando as preocupações legítimas de segurança não apenas para o nosso país, mas também para os países da região”, disse o ministério, reiterado os objetivos do país de um "crescimento radical" de sua força nuclear para combater “as ameaças crescentes representadas pelos Estados Unidos e seus aliados asiáticos”.
As alegações são rejeitadas por militares da Coreia do Sul. Lee Sung Joon, porta-voz do Exército, disse que o treinamento conjunto visa fortalecer a postura de defesa combinada dos países em meio aos desafios internacionais atuais – entre eles a crescente parceria militar da Coreia do Norte com a Rússia.