Conheça os clubes campeões estaduais de 2021

Foto: Divulgação/Ricardo Moraes/Reuters e Rodney Costa/Zimel Press

Apesar do calendário do futebol apertado por conta das mudanças promovidas pela pandemia do coronavírus, muitos campeonatos estaduais chegaram ao fim.

Neste domingo (23), o São Paulo quebrou o jejum de 15 anos sem título estadual e venceu o Campeonato Paulista. No Campeonato Gaúcho, o Grêmio venceu o estadual pelo quarto ano consecutivo.

No Rio, o Flamengo ficou com o título. Em Minas Gerais, o campeão foi o Atlético-MG.

Confira abaixo os campeões dos estaduais já finalizados:

Alagoas – CSA

O CSA conquistou o título no sábado (22) após derrotar o rival CRB por 4 a 3 na cobrança de pênaltis, após empate por 1 a 1. Foi o 40º título na história do clube.

Amazonas – Manaus

O campeão de 2021 no Amazonas é o Manaus, que conquistou o título ao derrotar o São Raimundo por 3 a 2, de virada, com gol nos acréscimos, em duelo disputado no sábado (22).

Distrito Federal – Brasiliense

O Brasiliense conquistou o título do Candangão ao derrotar o Ceilândia por 1 a 0 no Mané Garrincha, em jogo disputado no sábado (15). Foi o décimo título na história.

Maranhão – Sampaio Corrêa

O Sampaio Corrêa conquistou o título do campeonato maranhense ao derrotar o rival Moto Club por 3 a 1 no domingo (23). É o 35º título estadual da Bolívia Querida.

Mato Grosso – Cuiabá

O Cuiabá conquistou o título no domingo (23) após empate com o Operário-MT por 1 a 1. No primeiro jogo, o clube ganhou por 2 a 1. É o 10º título do Dourado, que disputará a Série A do Brasileirão.

Mato Grosso do Sul – Costa Rica

O Costa Rica garantiu o título do sul-mato-grossense com uma goleada sobre o Comercial por 4 a 1, na sexta-feira (21). É o primeiro título do clube.

Minas Gerais – Atlético Mineiro

O Atlético-MG venceu neste sábado (22) o Campeonato Mineiro 2021 pelo segundo ano consecutivo, com um empate de 0 a 0 contra o América-MG. É o 46º troféu do Galo.

Pernambuco – Náutico

O tabu, que durava desde 1968, não existe mais. Após 53 anos, o Náutico voltou a vencer o Sport numa decisão, exorcizou o fantasma de uma longa escrita e chegou, nos Aflitos, ao seu 23º título pernambucano da história. Para fazer isso, no entanto, a equipe teve de lutar um bocado. Saiu na frente com Kieza, aos 33 do segundo tempo, pareceu ter deixado o troféu escapar quando sofreu o empate aos 42, mas cresceu nos pênaltis. Até a sorte favoreceu o Timbu. Giovanny perdeu sua cobrança, mas o VAR – alegando que Maílson se adiantou – mandou repetir a cobrança. Ele fez, Marquinhos perdeu e K-9 definiu. O Timbu, dono do melhor ataque e da melhor campanha, é campeão estadual de 2021.

Piauí – Altos

O Altos bateu o Fluminense-PI na final do Campeonato Piauiense por 3 a 0 e conquistou no sábado (22) o terceiro título na história da competição.

Rio de Janeiro – Flamengo

O Flamengo venceu por 3 a 1 o Fluminense e se tornou tricampeão do Campeonato Carioca, em final realizada no Maracanã, no sábado (22). Foi o 37º título do estadual do clube.

Rio Grande do Sul – Grêmio

Pelo quarto ano consecutivo, o Rio Grande do Sul seguirá pintado em azul, preto e branco. O Grêmio fez valer a vantagem construída no primeiro jogo da final, empatou com o Inter por 1 a 1 na tarde deste domingo, na Arena, e conquistou o Campeonato Gaúcho de 2021. O tetracampeonato se repete após 33 anos, quando o Tricolor do fim da década de 80 chegou a seis títulos seguidos. Ferreira abriu o placar no fim do primeiro tempo para os donos da casa e Rodrigo Dourado deu esperança da virada aos colorados. Mas o placar não mudou mais, e a taça fica no estádio gremista, que não vê uma derrota para o maior rival desde 2014. De lá para cá, são 18 jogos, com 11 empates e sete vitórias do Grêmio.

São Paulo – São Paulo

Depois de 3.084 dias de espera, é hora de soltar o grito de campeão. O Tricolor colocou fim a mais de oito anos de fila e conquistou o Campeonato Paulista ao vencer o Palmeiras por 2 a 0, neste domingo, no Morumbi, com um gol de Luan e outro de Luciano. Mas representa muito mais do que isso: é o início do resgate de um clube que sofreu com eliminações frustrantes, perdas sentidas e os maiores rivais levantando taças. É o primeiro título do São Paulo desde a Copa Sul-Americana de 2012. E o primeiro Paulistão desde 2005 – ano de gloriosas lembranças para os tricolores, com conquistas de Libertadores e Mundial de Clubes. Um início perfeito para o técnico Hernán Crespo, que ajudou a mudar o destino do São Paulo dentro de campo.

O São Paulo agora iguala o Santos na terceira posição dos maiores campeões, com 22 títulos. O Palmeiras tem 23, enquanto o Corinthians continua com 30.

Sergipe – Sergipe

O Sergipe conquistou, no sábado (22), o 36º título sergipano. O Gipão alcançou o feito mesmo após derrota de 1 a 0 para o Lagarto na final da competição. Isso aconteceu porque a equipe venceu o adversário por 3 a 1 no jogo de ida.


Deixe uma resposta