Condenado por ataques do 8/1 é detido em Buenos Aires

Por: Rádio Sampaio com CNN
 / Publicado em 15/11/2024

Condenado por ataques do 8/1 é detido em Buenos Aires • Polícia da Província de Buenos Aires

Condenado a 17 anos de prisão pelos ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro do ano passado, o brasileiro Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, que estava foragido na Argentina, foi detido na quinta-feira (14) na cidade de La Plata, em Buenos Aires.

De acordo com a polícia da província de Buenos Aires, Gusmão de Oliveira foi detido após policiais que percorriam as ruas da cidade observarem que ele tinha uma “atitude suspeita”. O relatório policial diz que, ao averiguar os dados do brasileiro, identificaram haver um pedido de “captura e detenção” contra ele, após uma solicitação de extradição pela Justiça brasileira.

“Procede-se à imediata detenção de Gusmão e posterior traslado”, diz o relatório policial, indicando que ele foi condenado no Brasil por abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

A filha de Gusmão, Agnes, nega a versão da polícia. Segundo ela, ele foi renovar sua residência provisória em um departamento da Imigração de La Plata, quando foi advertido que teria que prestar depoimento, porque havia um pedido de extradição contra ele.

“Ele foi levado para prestar depoimento e foi detido, o que é irregular. Levaram ele sem um intérprete e não deixaram o advogado ter acesso a ele”, disse à CNN.

Segundo Agnes, a documentação de Gusmão está regular. “Ele foi preso sem nenhuma justificativa. Não fomos informados do motivo, e a prisão ocorreu quando foi se apresentar [para renovar a documentação] como comumente fazia”, afirma.

Essa é a primeira vez que um dos condenados pelos ataques do 8/1- que estão foragidos na Argentina, é detido.

A polícia provincial de Buenos Aires disse à CNN que Gusmão será posto à disposição da Justiça argentina, que irá determinar se ele deve ou não ser solto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap