


A participação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos eventos em comemoração ao Dia da Vitória, na Rússia, continuam provocando ruídos entre a diplomacia de Brasília e Kiev. Com a proximidade da ida do presidente brasileiro a Moscou, o governo da Ucrânia tem avaliado rebaixar as relações com o Brasil.
A informação foi confirmada por fontes diplomáticas da Ucrânia ao Metrópoles. Autoridades consultadas pela reportagem classificam a viagem de Lula à Rússia como um “ato hostil”, que pode provocar consequências na já estremecida relação entre os dois países.
“Quando Lula vai à Moscou, ele não tem mandato algum para falar sobre a paz na Ucrânia. Ele tem ignorado o convite para visitar Kiev. Portanto, essa viagem apenas a Moscou, no meio de uma guerra russa agressiva que está matando civis, será considerada pela Ucrânia como um ato hostil, com todas as consequências negativas para a cooperação bilateral”, disse um diplomata envolvido no assunto. “Kiev está considerando rebaixar as relações diplomáticas”, revelou.
Apesar da insatisfação nos bastidores da diplomacia ucraniana, o Brasil nega qualquer crise com a Ucrânia. Segundo diplomatas ouvidos pela reportagem, o que a missão brasileira na Ucrânia busca no momento é o resgate da "diplomacia presidencial" . A nível ministerial tudo funciona bem – ao menos para o lado brasileiro -, informaram pessoas com conhecimento sobre o assunto.