Com a chegada do inverno, Ucrânia corre para adaptar táticas em meio a contraofensiva

Foto: Reprodução

A Ucrânia logo enfrentará seu segundo inverno em guerra, e as ousadas campanhas de um ano atrás, que viram ganhos significativos em Kharkiv e Kherson, parecem uma memória distante.

As forças armadas ucranianas travam uma guerra de intenso atrito contra forças russas obstinadas e maiores ao longo de uma frente de quase 1.000 quilômetros.

Os militares ucranianos estão desesperadamente carentes de poder aéreo, e a ação ofensiva será interrompida pela deterioração do clima.

É provável que os russos lancem outra campanha para paralisar a infraestrutura de energia da Ucrânia, mergulhando seu povo em um inverno escuro. No campo de batalha, os russos se adaptaram. O orçamento de defesa do próximo ano será 70% maior do que o deste ano. Eles estão nessa para o longo prazo.

Mas os ucranianos também estão se adaptando, após um início hesitante da contraofensiva.

Como Franz-Stefan Gady e Michael Kofman argumentaram na The Economist, “a capacidade dos soldados ucranianos de dominar rapidamente a tecnologia ocidental levou a um otimismo deslocado de que o tempo necessário para desenvolver unidades de combate coesas poderia ser reduzido”.

Agora eles retornaram a um estilo de guerra que conhecem melhor, usando pequenos grupos de infantaria móvel para testar as defesas russas entrincheiradas.

Também é apropriado para as circunstâncias atuais, porque dezenas de drones russos avistam concentrações de forças e disparam contra elas.

Em uma extensa entrevista à CNN na semana passada, o general Oleksandr Tarnavsky disse: “Nem o inimigo nem nós usamos principalmente companhias, batalhões ou brigadas, mas esquadrões de assalto. Grupos de 10 a 15 homens.”

A Ucrânia não está preparada para arriscar as vítimas que uma ambiciosa ofensiva mecanizada traria.

“A principal habilidade de todo comandante em qualquer nível é preservar o pessoal”, disse Tarnavsky ao correspondente internacional sênior da CNN, Fred Pleitgen.

Este estilo de guerra será menos afetado pela lama e pela névoa dos meses de inverno.

“O tempo pode ser um sério obstáculo durante um avanço. Mas considerando como nos movemos para frente, e nos movemos principalmente sem usar os veículos, não acho que isso influenciará fortemente esse estágio da contraofensiva”, acrescentou Tarnavsky.

Esse estilo de guerra está em uma extremidade do espectro. Mas os ucranianos também estão aproveitando as vantagens dos suprimentos ocidentais de artilharia de longo alcance, tanto no sul quanto no leste.

E Kiev aumentou drasticamente os ataques de mísseis e drones de longo alcance contra centros militares russos de comando, suprimentos de combustível e munição, além de centros de transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *