Coletiva sobre operação no Rio tem clima tenso após divergência de informações

Por: Rádio Sampaio com R7 e G1
 / Publicado em 29/10/2025

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil - arquivo

A coletiva de imprensa concedida nesta quarta-feira (29) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, foi marcada por um momento de desconforto.

Durante o pronunciamento, Rodrigues revelou que a Superintendência da PF no Rio de Janeiro foi informada da operação estadual que resultou em 121 mortes nos complexos do Alemão e da Penha — a mais letal da história do estado. A fala contrariou o posicionamento inicial do governo federal, que negava qualquer conhecimento prévio sobre a ação.

O ministro interrompeu o diretor e esclareceu que o contato ocorreu apenas em nível operacional, e não como uma comunicação formal entre governos. Lewandowski ressaltou que, caso o governador Cláudio Castro desejasse apoio federal, deveria ter feito o pedido às instâncias superiores.

Durante a coletiva, o ministro reforçou que a segurança pública é responsabilidade dos estados, mas defendeu a colaboração entre as forças federais e estaduais por meio da PEC da Segurança Pública.

Questionado sobre a possibilidade de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que permitiria o uso das Forças Armadas no Rio, Lewandowski afirmou que a medida é “excepcionalíssima” e só pode ser decretada pelo presidente Lula, que ainda não se manifestou publicamente sobre o caso.

O ministro também informou que o governo federal ofereceu vagas em presídios federais para líderes do Comando Vermelho, além de equipes da Força Nacional e peritos para auxiliar nas investigações e identificação dos corpos.

Já o diretor da PF declarou que a corporação considerou a operação “não razoável”, por não seguir os protocolos usuais da Polícia Federal, e reforçou que não houve autorização formal para a participação da instituição na ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link