Mais de cem toneladas de peixes mortos apareceram no porto de uma cidade turística nos arredores de Atenas, na Grécia. Segundo as autoridades de Volos, a mortandade em massa está ligada a "flutuações extremas do clima".
Os peixes vieram do Lago Karla, na Grécia central, um corpo d'água drenado no início dos anos 1960 e restaurado em 2018 para combater os efeitos da seca.
“Há milhões de peixes mortos desde o Lago Karla até 20 quilômetros a leste”, disse Anna Maria Papadimitriou, vice-governadora regional da área central da Tessália, à televisão estatal.
Redes de pesca foram fretados pelas autoridades regionais, junto com escavadeiras, para retirar os peixes mortos do mar e carregá-los em caminhões com destino a um incinerador.
“Agora mesmo, há um grande esforço em andamento para limpar os milhões de peixes mortos que foram arrastados para as margens e leitos dos rios... um esforço que envolve múltiplos contratados”, disse ela.
De acordo com a Câmara de Comércio de Volos, a mortandade afetou os negócios locais ao longo da orla marítima, reduzindo a atividade comercial em 80% nos últimos três dias.
“As empresas ao longo da orla marítima, especialmente no setor de alimentação, estão agora suspendendo suas operações”, disse a câmara em comunicado. “Um forte mau cheiro ao longo da orla é repulsivo tanto para os moradores quanto para os visitantes... causando um grave golpe no turismo em Volos.”