Aumento nas deportações de brasileiros na Europa | Reprodução
O número de brasileiros barrados ao tentar entrar em Portugal disparou mais de 700% em 2024. O maior rigor no controle das fronteiras segue neste ano de 2025 - e resulta em um alto número de deportações, o que também é realidade em outros países europeus, a exemplo da França.
Segundo dados do Ministério do Interior francês, o número de brasileiros barrados na imigração do país subiu 82,5% em 2024, colocando o Brasil na nona posição entre as nacionalidades mais repatriadas pela França. Os três primeiros lugares são ocupados por Argélia, Geórgia e Marrocos.
A França foi o país europeu que mais deportou pessoas em 2024, reflexo do endurecimento das políticas de imigração. Esse fenômeno é visto não só por lá, mas em praticamente todos os países da União Europeia. O número de expulsões no bloco aumentou 24% em relação a 2023.
De acordo com a Eurostat, agência de estatísticas da Comissão Europeia, a Espanha aparece em segundo lugar entre os países com mais ordens de expulsão de não-europeus, também com um aumento de 24% no último ano. Em terceiro lugar está a Alemanha.
Antes considerado um destino mais acessível para brasileiros, Portugal também acompanha o movimento dos países vizinhos. O número de brasileiros barrados no país subiu 721% no ano passado, com um total de 1.470 pessoas — cerca de quatro por dia.
O Relatório Anual de Segurança Interna do governo português aponta que os principais motivos para a recusa de entrada são a ausência de justificativas válidas, falta de visto ou ausência de documento de viagem.