Brasil tem 8ª onda de calor do ano nesta semana

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 30/09/2024

Foto: SES

Após um breve refresco no fim de semana, causado pelo avanço de uma frente fria, a semana começa com mais uma onda de calor no país. De acordo com a Climatempo, esta é a oitava onda de calor no ano.

Já no domingo (29), o ar quente e seco voltou a ganhar força, especialmente no Centro-Sul. Com isso, as máximas devem disparar mais uma vez no Sul, Sudeste e Centro-Oeste nesta semana.

Além das altas temperaturas, a tendência é de uma nova sequência de dias com baixa qualidade do ar e alto potencial para focos de incêndio. Novamente o céu pode ficar esbranquiçado por conta da fumaça das queimadas.

A umidade do ar também pode voltar a níveis preocupantes em diversas capitais. A previsão é que a nova onda de calor se estenda, ao menos, até dia 8 de outubro.

As maiores marcas devem ser registradas no interior de São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás.

Em algumas capitais, as máximas podem retornar para a casa dos 40°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Campo Grande, os termômetros devem chegar a 40°C já nesta segunda (30). Em Cuiabá, a previsão é que a máxima atinja essa marca a partir de terça-feira (1).

De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, as temperaturas devem seguir acima da média no país até o fim da primeira quinzena de outubro. Já a partir da segunda quinzena, podemos ter um certo alívio.

"Diria que alívio de vez é muito forte, mas vamos ter um calor mais dentro do normal", analisa o meteorologista.

Altas temperaturas na primavera

A onda de calor da última semana fez com que algumas capitais batessem recordes de calor neste início de primavera.

A cidade de São Paulo, por exemplo, teve o recorde quebrado três vezes seguidas. Capitais do Centro-Oeste, como Brasília e Campo Grande também registrara a maiores marcas do ano.

Luengo explica que, mesmo sem as ondas de calor, é comum que altas temperaturas sejam registradas durante a primavera. Isso porque, nessa estação de transição do inverno para o verão, a atmosfera já está mais aquecida.

"As temperaturas sobem rápido e não tem tanta umidade como no verão, o que permite que as temperaturas subam por mais tempo", cometa o meteorologista.

Ele ainda explica que, no verão, as nuvens de chuva se formam com mais faiclidade, o que impede a subida das temperaturas por um período tão extenso.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram