O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 500 milhões para a Eve Air Mobility (Eve), ligada à Embraer, instalar a fábrica do carro voador, na cidade de Taubaté, em São Paulo.
O acordo foi anunciado na manhã desta terça-feira (15) pela Eve, que aguarda a aprovação dos eVTOLs - sigla em inglês para "veículo elétrico de pouso de decolagem vertical" - pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas já está preparada para começar a produção em série.
A produção total esperada é de até 480 carros voadores por ano, dividida em quatro fases de 120 aeronaves cada.
O modelo de carro voador proposto pela empresa da Embraer tem asas fixas e oito motores, além de um motor traseiro que vai impulsionar o veículo aéreo. Dentro da aeronave, há espaço para o piloto e mais quatro passageiros.
Os carros voadores se assemelham, na estrutura, aos helicópteros, mas são feitos para viagens de curta distância, dentro de uma mesma cidade ou para cidades próximas. Outra característica comum dos eVTOLs é o motor elétrico.
De acordo com a Eve, os carros voadores terão alcance máximo de 100 quilômetros e vão reduzir as viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos.
Esse é o principal objetivo da inovação, além de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.