A Justiça Eleitoral realizou, nesta segunda-feira (9), a nova contagem de votos para vereador no município de Anadia, no interior de Alagoas. A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) confirmou que apenas nove vereadores eleitos serão diplomados. Com isso, as candidatas Dra. Daniele Freire (PP), que teve 649 votos, e Maura do Biaú (PSB), com 499, ficarão como primeiras suplentes.
A recontagem foi convocada pelo juiz da 76ª Junta Eleitoral de Alagoas, Pedro Campanholo Marques, junto ao Ministério Público Eleitoral, à Ordem dos Advogados do Brasil, representantes dos partidos políticos e federações que concorreram nas Eleições 2024. A cerimônia ocorreu no cartório da 48ª Zona Eleitoral, localizado em Boca da Mata e, após a conclusão dos trâmites, os vereadores eleitos por Anadia são:
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), as candidatas Dra. Daniele Freire e Maura do Biaú têm o direito de recorrer da decisão junto ao TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após as eleições de outubro, um erro em um ofício enviado pela Câmara Municipal à 48ª Zona Eleitoral, no qual constava que seriam eleitos 11 vereadores, foi identificado. No entanto, conforme o artigo 29 da Constituição Federal, o número de cadeiras na Câmara Municipal deve ser proporcional à população do município, respeitando os limites estabelecidos. A legislação prevê que, municípios com até 15 mil habitantes, podem ter, no máximo, nove cadeiras na Câmara.