Após ataque de drones, Ucrânia ataca ponte da Crimeia com explosivos instalados debaixo d'água

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 03/06/2025

Ucrânia ataca ponte da Crimeia com explosivos instalados debaixo d'água em 3 de junho de 2025. — Foto: Serviço de Segurança da Ucrânia

Dias após o ousado ataque de drones a aviões de guerra russos, a Ucrânia atacou a ponte da Crimeia nesta terça-feira (3) com explosivos instalados debaixo d'água.

Esta é a terceira vez que a ponte foi alvo dos ucranianos desde a invasão russa em larga escala no território da Ucrânia, em 2022. Os outros ataques ocorreram em 2022 e 2023.

 A Crimeia é uma península ucraniana que a Rússia invadiu em 2014 e reivindica como sua. A ponte é considerada ilegal pelos ucranianos por ser utilizada pelos russos para abastecer suas tropas.

Imagens do ataque foram divulgadas pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU). A operação teve vários meses de preparo, com explosivos colocados nas bases de sustentação da estrutura por agentes do órgão.

“Já atingimos a ponte da Crimeia duas vezes, em 2022 e 2023. Hoje, continuamos essa tradição, agora debaixo d'água. Nenhuma estrutura ilegal da Federação Russa tem lugar em nosso território", afirmou tenente-general Vasyl Maliuk, chefe do SBU. Ele coordenou o planejamento da operação e supervisionou pessoalmente a explosão.

"Por isso, a ponte da Crimeia é um alvo absolutamente legítimo — especialmente considerando que o inimigo a utiliza como uma artéria logística para abastecer suas tropas. A Crimeia é Ucrânia, e qualquer manifestação de ocupação [russa] receberá uma resposta dura da nossa parte", continuou.

Segundo a SBU, a ponte está "em estado crítico" após a explosão, e os pilares submersos da ponte foram "gravemente" danificados. Foram usados 1.100 kg de explosivos do tipo TNT na ação, que não deixou vítimas.

O governo russo afirmou que suspendeu o tráfego de veículos na ponte por causa da explosão. O tráfego marítimo também foi suspenso nas águas de Sevastopol, no sudeste da Crimeia, segundo a agência estatal russa RIA Novosti.

A explosão na ponte da Crimeia ocorreu dois dias após um ataque surpresa de drones que destruiu 41 aviões de guerra russos. O ataque sem precedentes foi arquitetado também pela SBU e aconteceu em bases aéreas em diferentes locais da Rússia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram