Papa Leão XIV - crédito: EPA
A notícia da escolha do Cardeal Robert Francis Prevost como novo papa foi recebida pelos bispos brasileiros com entusiasmo. Segundo os dirigentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Leão XIV tem proximidade com a instituição e tinha até viagem marcada ao Brasil.
Ele seria pregador na 62ª Assembleia Geral dos Bispos de 2025, que seria realizada entre o fim de abril e o início de maio, mas foi adiada por causa da morte do papa Francisco. “Quando nós o convidamos (em fevereiro, quando Prevost os recebeu durante visita à Cúria Romana), ele imediatamente aceitou”, disse ontem Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da instituição.
Quando era prior geral dos Agostinianos, Robert Prevost veio ao Brasil em dois anos seguidos, 2012 e 2013, visitando a comunidade em Belo Horizonte (MG) e em Guarulhos (SP).
“O carinho, a preocupação que ele tem com o Brasil, a admiração que ele tem pelo nosso trabalho, nos traz muita alegria. Ele nos conhece profundamente. Para nós, do episcopado do Brasil, é um grande presente. O papa Leão XIV conhece o Brasil e, com certeza, teremos todo o apoio dele naquilo que faz parte do nosso trabalho”, completou Hoepers.
A CNBB divulgou, também, uma mensagem aberta ao papa Leão XIV, na qual diz que o Brasil acolhe sua chegada “de coração aberto” e coloca os bispos brasileiros à disposição de seu pastoreio.