A artesã alagoana, Heloísa Araújo, de 23 anos, está confirmada como uma das participantes do reality Estrela da Casa, da TV Globo. Indígena da etnia Kariri-Xodó/Fulni-ô, Heloísa mora em uma reserva localizada em Porto Real do Colégio, no interior de Alagoas, às margens do Rio São Francisco.
“O pessoal da cidade acha que a gente mora em oca e não tem direito a fazer uso dos benefícios da tecnologia. Não é todo mundo, mas ainda é a maioria”, afirmou a jovem, que sofreu muito bullying na escola por sua origem: “Tiravam sarro pelo fato de a gente ser muito humilde e ter uma cultura diferente. Hoje, esse cenário mudou, mas sempre tem uma cara de surpresa quando digo que moro em uma aldeia, mas tenho celular”.
O aparelho, aliás, é seu instrumento de trabalho. Seja para divulgar seu trabalho como artesã ou como cantora: “Atualmente, não estou conseguindo viver de música. Faço artesanato para vendas online. Mas, sempre posto vídeos cantando”, contou ela.
Heloísa cresceu em um ambiente onde a música desempenha um papel central na vida cotidiana: “Lá em casa todo mundo é muito musical”. Aos seis anos, chamou a atenção da mãe – que já foi vocalista de uma banda de forró local, ao mostrar seu dom:
"Desde pequena, eu me dedicava à música e queria mostrar para minha mãe que eu sabia cantar. Quando finalmente tive a chance de me apresentar no ensaio da banda dela, a reação das pessoas me fez perceber que eu tinha talento," relembra.
Com o prêmio do Estrela da Casa, ela pretende investir em sua carreira e comprar uma casa na reserva onde mora: “Eu vou para o mundo, mas ciente de que meu mundo de verdade é lá”.