Príncipe Harry acena na chegada a tribunal em Londres para sessão de processo em que pede mais segurança à família real britânica, em 8 de abril de 2025. — Foto: Isabel Infantes/ Reuters
O príncipe Harry compareceu ao Tribunal de Apelação de Londres, na quarta-feira (9), no segundo e último dia de audiências para defender seu recurso contra a redução de sua proteção policial no Reino Unido -alegando que sua vida "está em jogo", segundo seus advogados.
A segunda jornada do recurso, sobre o qual o tribunal emitirá uma decisão por escrito em uma data não especificada, ocorreu em parte a portas fechadas devido à natureza sensível das informações sobre a segurança do príncipe e as potenciais ameaças às quais está exposto.
"A dimensão humana deste caso não deve ser esquecida. Há uma pessoa cuja segurança, proteção e vida estão em jogo", disse a advogada do príncipe Harry, Shaheed Fatima, em suas alegações escritas.
Harry, o filho mais novo do rei Charles III, que compareceu aos dois dias da audiência, e sua esposa Meghan se mudaram para os Estados Unidos após abandonarem os deveres reais em 2020. "Sua presença aqui e durante toda esta audiência é uma ilustração poderosa do quanto este apelo significa para ele e sua família", acrescentou a advogada.
Desde que se mudaram para os Estados Unidos, Harry e sua família perderam a proteção policial de rotina oferecida aos membros ativos da realeza, financiada pelos contribuintes britânicos. Por isso, o Ministério do Interior optou por medidas de segurança para o príncipe e sua família, caso a caso.
"Disseram a ele que estava recebendo um processo especial e personalizado, quando ele sabia e tinha experiência de que o processo era manifestamente inferior em todos os aspectos", disse Shaheed Fatima.
Harry, de 40 anos, entrou com uma ação judicial em 2021 para contestar essa decisão. Depois que seu pedido foi rejeitado em primeira instância no ano passado, recorreu ao Tribunal de Apelação.
O advogado do Ministério do Interior, James Eadie, defendeu nesta quarta-feira a decisão de considerar o fornecimento de proteção caso a caso, enquanto Harry ouvia atentamente, tomando notas e ocasionalmente conversando com sua advogada.