
Chuvas no Rio Grande do Sul causam estragos | Reprodução
Duas pessoas morreram e uma segue desaparecida após as fortes chuvas que atingem grande parte do Rio Grande do Sul desde segunda-feira (16). Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil estadual na manhã desta quarta-feira (18), 2.236 pessoas precisaram sair de suas casas. 51 cidades já foram afetadas e registram alagamentos, imóveis inundados, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios.
Nesta quarta-feira, segundo o MetSul, a situação pode piorar. Isso porque a chuva deve continuar ao longo do dia, de moderada a forte, elevando ainda mais os volumes acumulados e agravando pontos de alagamento. Há possibilidade de transbordamento de arroios e córregos. Pelo menos três rios estão em alerta severo para inundação, segundo a Defesa Civil gaúcha: o rio Caí, em São Sebastião do Caí e Montenegro; o rio Ibirapuitã, em Alegrete; e o rio Taquari, em Estrela e Lajeado.
Parte do estado gaúcho segue em alerta vermelho, de "grande perigo", para acumulado de chuva, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A lista completa de municípios afetados pode ser conferida no site do Inmet.
A cidade de Jaguari, no Centro-Oeste, decretou estado de calamidade pública por causa das cheias. O nível do Rio Jaguari está 12,85 metros acima do normal, causando alagamentos em diversos bairros e o isolamento de algumas regiões. Em Canoas, uma das cidades mais atingidas pelos temporais do ano passado , 35% do município foi afetado com as novas chuvas. Até a manhã desta quarta, havia 28 desabrigados e 89 desalojados.
