Foto: AFP
Neste domingo (28), duas ativistas jogaram sopa em direção ao quadro da Mona Lisa, obra do pintor Leonardo Da Vinci, no museu do Louvre, em Paris, na França. Na ocasião, as envolvidas falaram sobre alimentação sustentável depois de invadirem uma área isolada. A obra de Da Vinci ficou intacta, pois é protegida por um vidro blindado.
“O que é mais importante? A arte ou o direito a uma alimentação saudável e durável? Nosso sistema agrícola está doente”, disseram as mulheres, que exibiam camisas com os dizeres “Resposta Alimentar”.
Ainda enquanto falavam, funcionários do museu colocaram telas na frente, para ocultar as ativistas. Veja o vídeo a seguir, publicado pelo jornal Le Figaro:
Em 2022, um homem disfarçado arremessou uma torta em direção ao quadro da Mona Lisa e disse que existem pessoas que estão destruindo o planeta. “Pensem na Terra, há pessoas que estão destruindo o planeta. Pensem no planeta, todos os artistas, pensem no planeta. Por isso fiz isso, pensem no planeta”, disse ele, que foi levado para fora do museu por seguranças do local.