Vereador Carlos Guruba - Foto: Rádio Sampaio
O vereador Carlos Guruba esteve na manhã desta sexta-feira (23) nos estúdios da Rádio Sampaio 94.5 FM onde conversou com exclusividade com o radialista Antônio Oliveira, no programa Nosso Encontro, sobre o artigo 10 da resolução 17/2017, que permite que pessoas trans usem os banheiros do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
Carlos Guruba informou que foi procurado durante a semana por alguns pais de alunos que estão preocupados com esta resolução. O vereador disse ainda que não discrimina a orientação sexual de ninguém e nem tem nada contra o IFAL, que é uma instituição que engrandece o nome de nossa cidade.
Na quarta-feira (21), o vereador Carlos Guruba apresentou um projeto de lei durante a sessão na Câmara Municipal, o projeto visa a criação de banheiros masculinos, femininos e unissex, para evitar constrangimentos. Guruba informou que já entrou em contato com Roberto Fernandes, diretor geral do campus Palmeira dos Índios, para entender a situação mais a fundo.
Carlos Guedes, reitor do Instituto Federal de Alagoas
Carlos Guedes, reitor do Instituto Federal de Alagoas, participou do programa Nosso encontro por ligação e informou que a Resolução 17, que entrou em vigor em 2017,não é de autoria do campus Palmeira, e sim do Conselho Superior do IFAL (CONSUP).
Segundo Carlos Guedes, para usufruir do nome social e acesso nos banheiros do IFAL, a pessoa trans tem que entrar com uma solicitação a instituição, via requerimento específico, ou no ato da matrícula.
“Essa resolução, além de tratar do nome social, ela também assegura as pessoas trans a utilização do espaço físico do IFAL sem nenhum constrangimento ou qualquer forma de preconceito, incluindo o uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero do estudante”, disse Carlos Guedes.
Na próxima quarta-feira (28), representantes do IFAL e pais de alunos devem comparecer a Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios para debaterem o assunto.
Entrevista completa: