
Visão aérea de Paris | Foto: Lionel Bonaventure/AFP
As autoridades estão preocupadas com o quão seguras serão as varandas dos edifícios de Paris, na França, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que deve ocorrer às margens do rio Sena, no dia 26 de julho. Isso ocorre porque multidões devem ocupar as sacadas, que costumam acomodar duas ou três pessoas.
“É um cenário que pode ocorrer e é absolutamente necessário garantir que as varandas suportem o peso e, sobretudo, que os gradis estejam perfeitamente fixados para evitar acidentes”, disse o membro da Federação Nacional do Setor Imobiliário (Fnaim) para Paris, Olivier Princivalle.
Quedas, às vezes fatais, que ocorrem por causa de gradis em mau estado ou desabamento de varandas são comuns nos noticiários. Para que acidentes sejam evitados, as autoridades estão trabalhando na ideia de iniciar uma operação de verificação em larga escala da solidez das sacadas.
Pela lei, os proprietários, locadores sociais e administradores de edifícios são obrigados a verificar o bom estado das varandas.
