
UPA de Palmeira dos Índios- Foto: Divulgação
As autoridades de saúde de Alagoas investigam um caso suspeito de intoxicação por metanol registrado neste fim de semana. A vítima é um jovem de 22 anos, morador do município de Estrela de Alagoas, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios na madrugada deste domingo (6).
Inicialmente, o paciente apresentava sintomas semelhantes aos de bronquite asmática, mas o quadro clínico levantou a suspeita de intoxicação por metanol. Devido à gravidade do estado de saúde, ele foi transferido para a UTI do Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, onde segue internado.
A Secretaria de Saúde de Estrela de Alagoas foi notificada e informou que o município está à disposição das autoridades estaduais para colaborar nas investigações. O portal da prefeitura de Palmeira dos Índios chegou a confirmar que era um caso de intoxicação por metanol, entretanto, minutos depois informou que ainda era um caso suspeito.
Enquanto aguarda a confirmação laboratorial do caso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, em parceria com a Vigilância Sanitária, iniciou uma operação preventiva para identificar possíveis mercadorias contaminadas na região.
Até o momento, nenhum estabelecimento foi autuado ou apresentou produtos com procedência duvidosa, mas as autoridades reforçam o pedido de cautela aos consumidores, recomendando que evitem bebidas e produtos de origem desconhecida até a conclusão das apurações.
A Prefeitura Municipal de Estrela de Alagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que não existe nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol no município.
O paciente mencionado deu entrada no Hospital em Palmeira dos Índios, onde está sendo devidamente investigado, não havendo, até o momento, confirmação do diagnóstico.
Reforçamos a importância do respeito e da responsabilidade na divulgação de informações, evitando a propagação de notícias sem confirmação oficial.
A Secretaria Municipal de Saúde está atenta e acompanhando de perto toda a evolução do caso, em parceria com os órgãos competentes, garantindo transparência e segurança para a população.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios informa que não há confirmação de caso de intoxicação por metanol atendido na unidade.
O suposto paciente foi transferido na madrugada desta segunda-feira para o Hospital Santa Rita, onde está recebendo todos os cuidados necessários e passando por exames complementares a fim de apurar a real causa do quadro clínico.
A UPA de Palmeira dos Índios reforça que permanece vigilante e atenta a qualquer caso semelhante, mantendo o compromisso com a segurança e o cuidado integral da população.
Palmeira dos Índios, 06 de outubro de 2025.
Diogo Guimarães Tenório Cavalcanti
Diretor Geral – UPA Palmeira dos Índios
