Entre dúvidas, sonhos e planos, estudantes da rede pública estadual começaram a trilhar um novo caminho no Campus III da Uneal, em Palmeira dos Índios. A aula inaugural do Pré-Enem Sem Barreiras, marcou o início de um projeto que aposta na educação como força de mudança e afirmação.
Realizado em parceria com o cursinho Núcleo de Isoladas, o curso preparatório oferece aulas gratuitas, material didático, acompanhamento pedagógico e psicológico, e, principalmente, uma rede de apoio para que jovens da educação pública conquistem o direito de entrar e permanecer na universidade.
A abertura contou com a apresentação do coletivo Wakonã Xucuru-Kariri, formado por jovens indígenas da Aldeia Mãe Serra do Capela, em Palmeira dos Índios. A performance trouxe à cena a resistência e a preservação da cultura dos povos originários, lembrando que cada presença ali carrega mais do que um desejo de futuro: carrega uma história que insiste em continuar.

O reitor da Uneal, professor Odilon Máximo de Morais, falou sobre a importância do projeto para ampliar as possibilidades de ingresso na universidade. “O Pré-Enem Sem Barreiras é um projeto que permite que os jovens da rede estadual comecem a se enxergar como universitários. A Uneal existe para isso. Abrir portas, quebrar barreiras e afirmar que esse espaço também é deles.”

O projeto, iniciado na quinta-feira (10), beneficia não só estudantes de Palmeira dos Índios, mas também de municípios vizinhos. É o caso de José Welington, 18 anos, morador de Belém. Ele já sabe onde quer chegar. “Pretendo fazer Direito. Depois, com fé em Deus, quero passar na prova da PRF. Um curso como esse ajuda muito, principalmente quem vem de cidade pequena, que não tem acesso a cursinho. Aqui a gente tem professor que sabe ensinar, que entende a dificuldade da gente e mostra que é possível tirar uma nota boa, mesmo sendo de escola pública.”

Coordenadora pedagógica do projeto, a professora Isabela Nunes destacou a dedicação da equipe. “Cada aula é preparada com muito cuidado. A gente sabe o quanto esses alunos enfrentam obstáculos para chegar até aqui, e por isso nos empenhamos para que eles se sintam capazes de alcançar o melhor resultado possível.”

O coordenador-geral, professor Milton Perseus, compartilhou a emoção da noite. “Foi um momento forte. Tivemos os alunos presentes, atentos, engajados. Professores e monitores dispostos, gestores acolhendo. É isso que torna a universidade um espaço vivo e necessário.”
A pró-reitora de Extensão, professora Sanádia Gama, também participou da aula inaugural. “Esse incentivo do Governo Federal tem sido essencial para que a Uneal consiga cumprir seu papel social. A universidade precisa estar onde o povo está, e isso significa criar pontes para que a juventude sonhe alto e chegue lá.”
Ao final da programação, os alunos conheceram a equipe, os objetivos do projeto e participaram de um breve show de química conduzido pela professora Isabela e equipe. A mistura entre ciência e encantamento prendeu a atenção da turma do começo ao fim.
Entre os olhares atentos e os sorrisos curiosos, foi ali que muitos perceberam que tinham uma chance real de ter acesso ao ensino superior.


