Tribunal Internacional de Justiça começa a tratar de processo contra Israel

Por: Pedro Ivon com CNN Brasil
 / Publicado em 11/01/2024

Foto: UN Photo/CIJ-ICJ/Frank van Beek

Nesta quinta-feira (11), teve início uma audiência, no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), para tratar do processo instaurado pela África do Sul contra Israel, que é acusado de genocídio contra palestinos em Gaza, na guerra contra o Hamas. No processo, o governo sul-africano também solicitou medidas provisórias para ajudar o povo palestino que está em Gaza e a suspensão da campanha militar de Israel naquela cidade.

As medidas funcionam como uma forma de impedir que o conflito se agrave enquanto o processo avança no TIJ, que pode levar anos para ser concluído. Para que as medidas sejam aplicadas, o tribunal deve decidir se tem jurisdição prima facie e se o que foi denunciado se enquadra no que está definido na Convenção sobre Genocídio. Entretanto, mesmo que a jurisdição seja considerada, os pedidos solicitados pela África do Sul podem não ser atendidos.

Mesmo que as medidas sejam consideradas e o TIJ ordene que Israel cesse a campanha militar em Gaza, nada garante que os ataques realmente vão parar. Um exemplo disso é que o mesmo tribunal ordenou, em março de 2022, que a Rússia parasse a invasão à Ucrânia; a guerra, entretanto, continua até hoje.

O que pode ocorrer com uma eventual decisão do TIJ contra Israel é que a reputação internacional do país seja afetada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link