Todos os anos, cada brasileiro joga no lixo mais de 41 quilos de comida

Por:
 / Publicado em 14/05/2019

Imagem da internet

O Jornal Nacional fala sobre um assunto que afeta, ao mesmo tempo, as economias, o meio ambiente e o acesso de milhões de brasileiros a uma alimentação de qualidade.

A realidade é a mesma na central de abastecimento, na feira-livre, no shopping-center. Jogar fora comida boa é um defeito antigo.

O Brasil descarta, por ano, quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico, basicamente, restos de alimento. É quase 50% de todo o lixo recolhido no país. Mas faltava conhecer melhor um pedaço dessa soma.

Tem churrasco na casa da representante comercial Dulcimara Zegaib. Enquanto o marido controla o ponto das carnes, ela administra o que cada convidado trouxe. A lista é grande.

“Tem maionese, farofa, berinjela, abobrinha. Linguiça, que não pode faltar, picanha, fraldinha, tulipinha, que é franguinho. Pão de alho, pão de queijo, pão com catupiry”, conta

Churrasco bom é assim: cada um traz um prato, uma bebida - não pode faltar nada. E a família de Dulcimara é muito festeira. Para o dia seguinte, já estavam separados os ingredientes de uma feijoada.

E foi assim, entrando na casa das pessoas, e analisando o consumo, que foi possível confirmar, além da empolgação tão nossa, outra característica brasileira: como a gente pode desperdiçar tanta comida. A Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Embrapa, fez um levantamento com quase 700 famílias. E o quanto jogamos fora, em casa, é surpreendente.

Por ano, cada brasileiro manda para o lixo mais de 41 quilos de comida. Em uma família com três moradores, esse volume chega perto dos 130 quilos.

“Não é algo que se faz com prazer ou com facilidade, nós somos doutrinados a não desperdiçar alimento, mas existem questões estruturais que fazem a gente desperdiçar muitas vezes sem ver”, disse o pesquisador Carlos Eduardo Lourenço, professor do Departamento de Mercadologia da FGV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram