
Foto: Ilustração
Criadores de conteúdo no TikTok divulgaram nas redes sociais um novo aviso exibido pela plataforma de vídeos: a restrição de transmissões ao vivo com conteúdo "repetitivo, não autêntico e degradante para induzir os espectadores a enviarem Presentes".
A gigante chinesa está tentando minar a propagação das chamadas lives NPC, feitas por streamers que imitam personagens de videogame pré-programados em troca de pagamentos em dinheiro. Tiktokers mais bem sucedidos alegam que chegam a faturar entre R$ 30 mil e R$ 50 mil por dia com a performance, reagindo às doações de seus seguidores. A controversa monetização tem sido alvo de polêmica na web e gerou uma onda de críticas e paródias irônicas.
O youtuber Felca, que travou uma guerra pessoal contra as lives NPC no TikTok, foi um dos primeiros a compartilhar o aviso de restrição em uma postagem feita no Twitter no último sábado (16). Desde então, usuários estão especulando se a batalha dos críticos motivou a nova política da plataforma. A seguir, veja o que já se sabe sobre a restrição de lives NPC no TikTok.
Os avisos do TikTok, no entanto, não significam que as lives serão bloqueadas ou derrubadas. Até o momento, as transmissões continuarão disponíveis para os espectadores e seguidores dos perfis de NPC. Os vídeos ainda poderão ser monetizados por meio da contribuição dos fãs.
O que muda agora é que a plataforma não irá recomendar as performances ao vivo para demais usuários por meio do "For You" (ou "Para Você"), o feed de sugestões manipulado pelo algoritmo. A alegação da rede social é de que conteúdos NPC vão contra as diretrizes da Comunidade TikTok e não se qualificam para a recomendação à comunidade. Embora a imitação dos personagens de videogame não vá acabar a curto prazo, a limitação da divulgação tende a afetar os números dos streamers, já que será mais difícil alcançar novos públicos a partir de agora.
