
Presidentes do Brasil, Lula, e dos EUA, Donald Trump — Foto: Alan Santos/PR e Gustavo Moreno/STF
As tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começaram a valer nesta quarta-feira (6), atingindo 36% dos produtos exportados pelo Brasil para os EUA, segundo o governo brasileiro.
Cerca de 694 produtos brasileiros, como suco de laranja, produtos de energia, aeronaves civis e suas peças estão fora do tarifaço.
Já produtos como café não torrado, mel orgânico, carnes bovinas e peixes passaram a ser tarifados. O café torrado e a carne bovina representam, respectivamente, 4,4% e 2,2% do total das exportações brasileiras para os Estados Unidos.
Segundo a Casa Branca, o decreto foi adotado em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.
A Casa Branca cita “perseguição política, intimidação, assédio, censura e processos judiciais” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, classificando essas ações como “graves abusos de direitos humanos” e um enfraquecimento do Estado de Direito no Brasil.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, é citado no texto como responsável por “ameaçar, perseguir e intimidar milhares de seus opositores políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências, frequentemente em coordenação com outros membros do STF”.
“Quando empresas americanas se recusaram a cumprir essas ordens, ele impôs multas substanciais, ordenou a exclusão dessas empresas do mercado de redes sociais no Brasil, ameaçou seus executivos com processos criminais e, em um caso, congelou os ativos de uma empresa americana no Brasil para forçar o cumprimento”, diz o comunicado.
Além disso, a Casa Branca também cita o caso do blogueiro Paulo Figueiredo, residente nos EUA e alvo de processo criminal no Brasil por declarações feitas em território americano, como exemplo de violação à liberdade de expressão.
“O presidente Trump está defendendo empresas americanas contra extorsão, protegendo cidadãos americanos contra perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana contra censura e protegendo a economia americana de ser sujeita a decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico”, afirma a Casa Branca.
Veja produtos isentos do tarifaço
- Castanha do Brasil com casca, fresca ou seca
- Polpa de laranja
- Suco de laranja congelado
- Minério de ferro
- Minérios de estanho e concentrados
- Óleos de petróleo e óleos de minerais betuminosos
- Combustível de aviação do tipo querosene, proveniente de óleos de petróleo e óleos de minerais betuminosos (exceto os brutos)
- Outros resíduos de óleos lubrificantes e graxas
- Gás natural liquefeito
- Propano liquefeito
- Butanos liquefeitos
- Etileno, propileno, butileno e butadieno, liquefeitos
- Gases de petróleo e outros hidrocarbonetos gasosos, liquefeitos, não gasosos
- Gás natural, em estado gasoso
- Gases de petróleo e outros hidrocarbonetos gasosos
- Vaselina
- Energia elétrica
- Fertilizantes minerais ou químicos contendo os três elementos fertilizantes nitrogênio, fósforo e potássio
- Tubos, canos e mangueiras, rígidos, de polímeros de etileno
- Acessórios de plástico para outros tubos, canos e mangueiras, nesoi
- Juntas, arruelas e outras vedações de plástico
- Madeira tropical, nesoi, serrada ou lascada longitudinalmente, cortada em fatias ou desenroladas, mesmo aplainada, lixada ou unida pelas extremidades, de espessura superior a 6 mm
- Polpas de material fibroso celulósico
- Ouro, não monetário, barras e dore
- Ferroníquel/Ferronióbio
- Ferro/Produtos ferrosos
- Peças para motores de combustão interna de aeronaves
- Ventiladores de teto/Ventiladores de mesa, de chão, de parede, de janela
- Helicópteros (exceto aeronaves não tripuladas da posição 8806), com peso em vazio não superior a 2.000 kg
- Helicópteros (exceto aeronaves não tripuladas da posição 8806), com peso em vazio superior a 2.000 kg
- Aviões e outras aeronaves motorizadas (exceto aeronaves não tripuladas da posição 8806), nesoi, com peso em vazio não superior a 2.000 kg
- Aviões e outras aeronaves motorizadas (exceto aeronaves não tripuladas da posição 8806), nesoi, com um peso sem carga superior a 2.000 kg, mas não superior a 15.000 kg
- Aviões e outras aeronaves motorizadas (exceto aeronaves não tripuladas da posição 8806), nesoi, com peso sem carga superior a 15.000 kg
- Treinadores de voo terrestre e suas partes, exceto simuladores de combate aéreo
- Aeronave não tripulada projetada para o transporte de passageiros