Sondagens do Governo indicam que escândalo do INSS fez Lula desabar ainda mais nas pesquisas

Por: Rádio Sampaio com Conexão Política
 / Publicado em 15/05/2025

Presidente Lula -Reprodução/YouTube

O escândalo envolvendo fraudes em descontos aplicados a aposentadorias e pensões pagas pelo INSS provocou nova queda na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo pesquisas internas encomendadas por aliados e que já chegaram ao Palácio do Planalto, a curva da desaprovação voltou a subir em maio. O percentual dos que consideram o governo “ruim ou péssimo” superou ainda mais o dos que avaliam a gestão como “boa ou ótima”.

“Caiu tudo de novo”, afirmou à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, um dirigente do PT, em condição de anonimato. Os dados, ainda não divulgados oficialmente, desanimou o núcleo presencial.

A expectativa é que institutos como Datafolha, Paraná Pesquisas, PoderData, Quaest e Ipec confirmem a tendência em levantamentos públicos nas próximas semanas. Um interlocutor do governo ouvido pela coluna chegou a afirmar que o escândalo do INSS “pode derrotar o governo de vez”.

A operação “Sem Desconto”, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, apura um esquema bilionário que envolveu associações e servidores públicos, acusados de aplicar cobranças mensais não autorizadas sobre benefícios previdenciários.

O caso ganhou repercussão nacional e já levou à demissão do então ministro da Previdência, Carlos Lupi, que também é presidente licenciado do PDT. A oposição, por sua vez, articula uma CPI para aprofundar as investigações no Congresso.

No Planalto, o temor é que o escândalo, além de comprometer a imagem do governo, impacte negativamente a base eleitoral em setores mais vulneráveis da população, podendo comprometer por completo o espectro de esquerda em 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram