
Foto: Reprodução
Alunos em situação de vulnerabilidade social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), têm vivido uma das fases mais difíceis desde o início da pandemia do novo Coronavírus, no Brasil. Após o atraso no repasse do valor voltado para manutenção dos estudantes no mês de fevereiro, o cenário se repete no mês de março.
O recurso repassado pelo Ministério da Educação (MEC), é voltado para estes estudantes que não como manter-se na graduação sem ajuda. Todo processo para aquisição da bolsa estudantil, que garante além do recurso financeiro, o direito de fazer refeições no Restaurante Universitário que está fechado desde o início da pandemia, é bastante longo e sofrido para grande parte desses estudantes.
Para adquirir o direito ao recurso, os alunos precisam passar por uma série de análises que comprovam suas condições de vulnerabilidade social, ainda assim, o valor não tem chegado a esses estudantes no prazo correto, desde o início de 2021.
Mesmo sabendo que a pandemia não acabou, a Universidade retornou as aulas de forma online, alunos que se inscreveram para receber chips com internet para acompanhar as aulas, também não receberam o produto, o que evidencia a enorme diferença entre os alunos que têm recursos para estudar, com aqueles que dependem da Instituição para fazer isso.
Nas redes sociais, a Universidade alegou que o atraso se deu devido a falta de repasse do recurso pelo Ministério da Educação e que os documentos para pagamento da bolsa ja foram enviados para o setor responsável.
Vale lembrar que até dezembro 2020, os estudantes em situação de vulnerabilidade social estavam recebendo além do valor da bolsa estudantil , um recurso para Auxiliar na Alimentação, em 2021 o auxílio foi cortado, sem previsão para retorno. As aulas, tiveram início no dia 22 de fevereiro.
