Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

Por: Rádio Sampaio com Agência Brasil
 / Publicado em 14/05/2025

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou um processo de notificação a cerca de 9 milhões de beneficiários que foram vítimas de descontos não autorizados em seus benefícios. Esses abatimentos se referem, principalmente, a associações e entidades de classe, cujas cobranças foram feitas sem consentimento explícito dos segurados.

Segundo informações da Agência Brasil, os segurados prejudicados poderão solicitar a devolução dos valores descontados indevidamente. O pedido pode ser feito diretamente pelo aplicativo Meu INSS, de forma simples e gratuita.

Os descontos irregulares geralmente aparecem como contribuições para clubes de benefícios ou associações, sem que o beneficiário tenha feito qualquer solicitação ou autorização formal. O INSS reforça que nenhum valor pode ser descontado do benefício previdenciário sem consentimento expresso do segurado.

A recomendação é que os aposentados e pensionistas verifiquem regularmente o extrato de pagamento do INSS e fiquem atentos a qualquer valor estranho. Caso identifiquem descontos indevidos, devem registrar o pedido de cancelamento da cobrança e solicitar o reembolso.

Para dúvidas ou dificuldades no processo, os segurados podem também ligar para o número 135, canal oficial de atendimento do INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram