Saúde discute na Assembleia Legislativa assistência à pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Por: Rádio Sampaio com Agência Alagoas
 / Publicado em 03/11/2023

Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou, na quarta-feira (1º), de uma reunião com a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na qual foi discutida a assistência estadual à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante o encontro, que ocorreu na sede do Legislativo estadual, no Centro de Maceió, foram apresentados o planejamento e ações executadas pela Sesau.

De acordo com o superintendente Atenção Primária e Ações Estratégicas, Ermi Ferrari, as ações da Sesau estão divididas em três frentes de execução, sendo de curto, médio e longo prazos. Ele explica, também, que os projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com as outras secretarias que compõem o Governo de Alagoas.

Na fase 1 do planejamento de ações executadas pela Sesau está o acolhimento com cadastro e emissão de documentos para pessoas com TEA, e a publicação, em 18 de julho de 2023, do edital para Credenciamento de Clínicas Especializadas em Reabilitação, bem como a execução do Projeto de Implantação do Centro Estadual do Transtorno do Espectro Autista.

Já na fase 2, também em andamento, a Sesau está capacitando os profissionais dos 102 municípios para atendimento humanizado na Rede Estadual de Saúde com estratégias de atendimento e teste de rastreio MCHAT-R, formação de especialistas em atendimento à população neuro diversa, além de realizar auditorias nos Centros Especializados em Reabilitação de Maceió e a criação da Junta Multiprofissional: Diagnóstico, Construção do Plano de Desenvolvimento Individualizado e Monitoramento.

E na fase 3, que trata da inovação e tecnologia, será realizado um censo de pessoas com TEA no Estado, a criação de um Sistema Único Estadual para regulação de pessoas com TEA e tele interconsultas com especialistas de neuropediatra e psiquiatria infantil na Atenção Primária. “Precisamos de um censo sobre a quantidade de pessoas diagnosticadas com o distúrbio em Alagoas. Os dados são muito importantes para podermos desenvolver estratégias eficazes e melhorar o atendimento deles dentro dos municípios”, concluiu o superintendente Ermi Ferrari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link