
Kostiantyn Liberov/Libkos/Getty Images
A Força Aérea ucraniana disse, neste domingo (18/5), que interceptou 88 dos 273 drones disparados pela Rússia durante a madrugada, que tinham a região de Kiev, capital da Ucrânia, como alvo.
“O inimigo atacou com 273 drones explosivos do tipo Shahed e outros”, afirmou a Força Aérea ucraniana em comunicado, acrescentando que 88 foram “destruídos” e 128 “perdidos, sem consequências negativas”.
Além da região de Kiev, os ataques tiveram como alvo as regiões de Dnipropetrovsk e Donetsk. De acordo com dados da Força Aérea ucraniana, esse foi o maior ataque com drones lançado pela Rússia contra a Ucrânia desde o início da guerra.
O recorde anterior foi na noite de 23 de fevereiro, quando 267 drones russos foram contados sobre os céus ucranianos.
O governador da região de Kiev, Mykola Kalashnyk, disse que uma mulher de 28 anos foi morta em um ataque e que três outras pessoas, incluindo uma criança de 4 anos, ficaram feridas.
Ainda neste domingo, Vladimir Putin falou pela primeira vez desde a reunião frustrada na Turquia entre Kiev e Moscou, afirmando que queria “eliminar causas” do conflito.
Putin insistiu, em declarações à televisão estatal russa neste domingo, que queria “criar as condições para uma paz duradoura” e “garantir a segurança do Estado russo”.
Segundo o presidente russo, o exército russo tem “tropas e recursos suficientes” para atingir esse objetivo e ocupa quase 20% do território ucraniano que invadiu em fevereiro de 2022.