Escavadeira abre espaço para enterrar aves abatidas em granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, por causa do foco de gripe aviária identificado ali — Foto: Silvio Avila/AFP
Cinco países e a União Europeia já suspenderam preventivamente a compra de carne e derivados de aves do Brasil por causa do foco de gripe aviária identificado em uma granja de Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul.
É o primeiro registro da doença em aves de uma unidade comercial no Brasil. Até agora, o vírus H5N1 (variação do Influenza) só havia sido encontrado em aves silvestres. Para evitar maiores prejuízos às exportações brasileiras, o Ministério da Agricultura e autoridades gaúchas trabalham em medidas de isolamento sanitário para conter o foco e convencer outros países a suspender apenas a compra do frango dessa região, como fez o Japão.
O esforço começou ainda anteontem com um plano de isolamento do foco e de contenção do vírus. Foram instaladas sete barreiras de desinfecção de veículos em estradas da região do Vale do Caí, onde fica Montenegro e que abriga mais de 500 granjas. Caminhões de carga viva, por exemplo, passam por inspeção e uma limpeza com produtos químicos antes de seguir viagem.
O governo federal declarou emergência zoossanitária no município, com um cinturão de até 10 quilômetros em torno da granja afetada. O estabelecimento sacrificou cerca de 17 animais, que foram enterrados ontem por agentes com roupas de proteção.
A granja é matrizeira, produz ovos para gerar outras aves, não para consumo humano. Ontem, o Ministério da Agricultura informou que os ovos eram destinados a incubatórios de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Os receptores foram rastreados e orientados a destruir os ovos, ainda que não haja comprovação de que estão contaminados pelo vírus da gripe aviária.
Protocolos diferentes
Mesmo com as medidas adotadas no Brasil, Argentina, Uruguai, China, Chile, México e a União Europeia decidiram suspender todas as compras de aves do Brasil preventivamente. Já o Japão, um dos maiores importadores do frango brasileiro, decidiu suspender os embarques apenas de produtos de Montenegro.
Há a expectativa do governo brasileiro de que Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita também anunciem uma suspensão parcial, válida apenas para o Rio Grande do Sul.
Cada país tem um tipo diferente de protocolo em casos como este, ou seja, sobre como agir diante do registro de gripe aviária em um determinado parceiro comercial. Muitos não restringem as compras apenas a uma região do país afetado ou ao município onde foi identificada a doença.
Já outros, como Japão, Arábia Saudita, Filipinas e Emirados Árabes Unidos têm acordos com o Brasil que preveem a regionalização e, por isso, devem deixar de importar somente frango do Rio Grande do Sul.