
Foto: Reprodução
O PSD de Alagoas saiu na frente na formação de sua chapa para a disputa das eleições de 2026, tornando-se o primeiro partido do Estado a praticamente definir os nomes que concorrerão à Câmara dos Deputados. Com a confirmação de Gustavo Lima, a sigla apresenta uma composição robusta, que reúne lideranças consolidadas e um forte grupo feminino, com potencial de mexer no cenário político alagoano.
Além de Gustavo, a chapa já conta com o deputado federal e presidente estadual do PSD, Luciano Amaral, o ex-prefeito de Maceió e atual vereador, Rui Palmeira, e o ex-prefeito de Palmeira dos Índios e atual secretário estadual, Júlio Cezar, que deve deixar o MDB para se filiar ao partido.
Outra grande aposta do PSD está na cota feminina. Devem integrar o grupo a vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho (hoje no PP), e as vereadoras de Maceió Silvânia Barbosa (Solidariedade) e Fátima Santiago (MDB), que já teriam acertado a migração para o PSD.
De acordo com um interlocutor ligado à sigla, a atual composição garante força suficiente para conquistar duas vagas na Câmara Federal. “Com essa formação já temos votos para fazer dois federais. A primeira vaga será do Luciano Amaral. Já a segunda terá uma disputa equilibrada, pois todos os demais nomes têm potencial para alcançar o mandato”, afirmou.
Ainda restam três nomes para completar a chapa, que devem ser anunciados nas próximas semanas. “São nomes competitivos, mas que precisam ser mantidos em sigilo por enquanto para evitar pressão de outros partidos”, revelou a fonte.
A presença de Rute Nezinho promete acirrar a disputa eleitoral em Arapiraca, onde ela deve enfrentar o grupo do prefeito Luciano Barbosa (MDB) e de seu filho, o deputado Daniel Barbosa (PP), que buscará a reeleição.
Já a saída das vereadoras Silvânia Barbosa e Fátima Santiago representa baixa importante para o MDB, que contava com ambas — além da deputada Tereza Nelma — para fortalecer a bancada feminina da legenda.
Com a nova formação, o PSD se consolida como uma das forças mais organizadas na corrida eleitoral de 2026 em Alagoas, apostando em uma chapa equilibrada entre experiência e renovação.