Os professores Jéssika Cahino, Rodrigo Mero e o diretor geral Roberto Fernandes representaram o campus Palmeira em uma capacitação internacional sobre Eficiência Energética em Edificações, promovida pelo MEC e pela instituição alemã GIZ. A experiência combinou teoria e prática, com direito a atividades no IFES, campus Vitória.
A capacitação iniciou no dia 16 de setembro de modo online e finalizou nos dias 12 e 13 de novembro com atividade prática de diagnóstico in loco no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória.
Os docentes fizeram visita técnica orientados pelos professores da capacitação e apresentaram medidas e estratégias para redução de custos em energia e melhor eficiência energética.
A professora Jessika Cahino disse que “o curso possibilitou aprimorar o conhecimento na área, que será aplicado em sala de aula e nas instalações do IFAL. Com medidas de eficiência energética, será possível reduzir o consumo de energia elétrica e melhorar o conforto térmico, tornando o ambiente eficaz e sustentável”.
Já o professor Rodrigo Mero disse que “como professor, a busca por conhecimento é uma constante. Ao participar do curso de Eficiência Energética em Edificações, adquiri uma nova perspectiva sobre como podemos tornar nossas instituições mais sustentáveis e eficientes. O curso me proporcionou ferramentas valiosas para entender os conceitos básicos e identificar oportunidades de melhoria em nossos próprios espaços e de nossa comunidade”.
O diretor do Ifal Palmeira, Roberto Fernandes, disse que “a eficiência energética nos prédios públicos representa grandes oportunidades de economia para a instituição. Aprendemos bastante com a capacitação e podemos aprimorar nossas ações melhorando ainda mais nosso quadro docente e nossas instalações. Quero agradecer ao Reitor Carlos Guedes pela oportunidade e aos campi Arapiraca e Maragogi pelo apoio à nossa participação nas aulas práticas”.