Primeiro-ministro renuncia ao cargo e aprofunda crise política na França

Por: Rádio Sampaio com SBT News
 / Publicado em 06/10/2025

Sébastian Lecornu | Reprodução

O primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (6). O anúncio foi feito um dia após o político, nomeado em 9 de setembro, escolher seu novo gabinete.

A renúncia foi inesperada e sem precedentes e marcou outro grande aprofundamento da crise política da França. As ações francesas caíram acentuadamente, assim como o euro.

Lecornu nomeou seus ministros no domingo (5), e o gabinete deveria realizar sua primeira reunião na tarde de hoje. A nova formação, no entanto, irritou oponentes e aliados, que a consideraram muito direitista ou insuficiente e ameaçaram derrubar o governo do premiê.

Em meio ao cenário, Lecornu decidiu desistir da função. Segundo a assessoria do premiê, a carta de demissão já foi aceita pelo presidente Emmanuel Macron, que havia indicado o político ao cargo.

A política francesa vem se tornando cada vez mais instável desde a reeleição de Macron em 2022, por falta de um partido ou agrupamento com maioria parlamentar. Com a renúncia de hoje, Lecornu se torna o quinto político a ocupar o cargo de primeiro-ministro no segundo mandato do presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram