PF cumpre mandados na Câmara de Maceió — Foto: Isabelle Monteiro/TV Gazeta
Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (25), para cumprir mandados judiciais em Maceió e no município de Rio Largo. O foco da ação é a investigação de um suposto esquema de corrupção eleitoral, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
De acordo com informações repassadas pela PF, estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Eleitoral. Além das buscas, foram determinadas 17 medidas cautelares, incluindo o afastamento de um vereador de Maceió, apontado como líder do grupo investigado. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores que ultrapassam a quantia de R$ 200 mil.
O vereador Siderlane Mendonça (PL) é o parlamentar que foi afastado do cargo pela Polícia Federal durante a Operação Falácia.
O vereador está em Brasília e publicou um vídeo nas redes sociais se pronunciando após o ocorrido. Segundo ele, estava em uma viagem a trabalho em Brasília, quando recebeu uma citação judicial da Polícia Federal.
“Os fatos serão apurados, já que até então eu nem sei do que se trata. Em breve serão esclarecidos”, falou Siderlane.
Siderlane tem 46 anos e está no seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de Maceió. Na última eleição, ele foi eleito com 7.377 votos pelo Partido Liberal (PL).
O Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas disse que os dados dos processos são sigilosos e que não irá fornecer detalhes à imprensa.