
Gás lacrimogêneo disparado enquanto agricultores indianos iniciam marcha de protesto em Nova Delhi Reuters
A polícia da Índia disparou gás lacrimogêneo, nesta terça-feira (13), contra centenas de agricultores e seus apoiadores durante um protesto em Nova Delhi. Os manifestantes pressionam o governo a honrar uma promessa que fez em 2021 de pagar mais pelas colheitas.
A marcha é a mais recente de uma série de protestos semelhantes que começaram há mais de dois anos e acontecem meses antes das eleições nacionais, nas quais o primeiro-ministro Narendra Modi tentará um terceiro mandato, com os agricultores sendo uma base eleitoral influente.
Os agricultores dirigiram-se para o sul, para Deli, um dia depois de negociações entre os sindicatos agrícolas e os ministros do governo não terem conseguido garantir compromissos para fornecer preços mínimos para uma série de culturas.
Centenas de agricultores e seus apoiadores foram vistos mobilizando-se a pé e em grandes comboios de tratores em muitas partes dos estados produtores de pão do norte de Punjab e Haryana.
Os sindicatos agrícolas procuram garantias, apoiadas por lei, para mais apoio estatal ou para a compra de colheitas a um preço mínimo. Eles também querem que o governo honre a promessa de duplicar a sua renda.
O ministro da Agricultura, Arjun Munda, disse aos repórteres na segunda-feira, após conversas com líderes sindicais, que algumas questões foram resolvidas, mas que são necessárias mais discussões.
“Estamos esperançosos de que traremos soluções”, disse ele.
O principal partido de oposição da Índia disse que o governo falhou com os agricultores.
“Como resultado de preços de mercado inadequados e do aumento simultâneo dos preços dos fatores de produção, os agricultores estão cada vez mais endividados”, disse o legislador Jairam Ramesh, numa publicação nas redes sociais.
