Polícia apreende mais de 40 celulares roubados em Maceió

Por:
 / Publicado em 23/07/2019
Aparelhos recuperados pela Polícia Civil em Alagoas devem ser entregues aos donos  — Foto: Polícia Civil/Ascom

Aparelhos recuperados pela Polícia Civil em Alagoas devem ser entregues aos donos — Foto: Polícia Civil/Ascom

A Polícia Civil de Alagoas informou nesta segunda-feira (22) que apreendeu mais de 40 celulares roubados em Maceió na semana passada.

As vítimas dos roubos estão sendo intimidas a comparecem à Delegacia Especializada de Roubos da Capital (Derc) até quarta-feira (24) para devolução dos aparelhos.

Segundo o delegado José Carlos, titular da Derc, alguns aparelhos já foram entregues aos donos. Há alguns deles que foram avaliados em mais de R$ 8 mil.

Os aparelhos foram localizados após rastreio autorizado por decisão judicial da 2ª Vara Criminal da Capital.

De acordo com o chefe de operações da delegacia, Rostand Mendonça, outras 25 pessoas foram identificadas usando celulares roubados. Elas serão intimadas nos próximos dias para devolverem os aparelhos e justificarem como os conseguiram.

Ainda segundo Mendonça, quando não há uma justificativa plausível ou há omissão de informações, estas pessoas que estão de posse dos aparelhos respondem por crime de receptação culposa.

“O trabalho continua, pois a maioria destes celulares apreendidos se refere aos roubos ocorridos no mês de abril, mas já aguardamos dados das operadoras de aparelhos roubados durante o mês de maio”, disse o chefe de operações.

Um dos aparelhos celulares recuperados pela Derc esclareceu um crime de latrocínio (roubo com morte) praticado contra Ramiro Neto, assassinado em 13 de fevereiro deste ano. Um dos envolvidos está preso no sistema prisional e a delegacia investiga a participação de ao menos outras duas pessoas.

Sou vítima, o que devo fazer?

Em relação às vítimas que tiveram seus aparelhos celulares roubados, furtados ou extraviados, o delegado José Carlos orienta que é importante registrar o crime e dar detalhes sobre o celular.

Ir a uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.) e informar o número do IMEI do celular, geralmente encontrado na nota fiscal do aparelho, na caixa, na capa traseira ou atrás da bateria. O número do IMEI também pode ser visualizado no próprio aparelho, ao se digitar *#06#.

Também é importante não bloquear o aparelho, mas só o chip (caso o aparelho seja bloqueado, o rastreio do aparelho não será possível).

O delegado orienta que não compre aparelhos celulares sem nota fiscal ou de procedência desconhecida, principalmente aqueles vendidos por estranhos em feiras e redes sociais. Os pequenos empresários que possuem lojinhas de celulares, ao comercializarem aparelhos roubados, podem responder por crime de receptação qualificada, tipo penal que não é afiançável na Delegacia.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram